O termo "ansiedade" tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros.
Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Causas
Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida.
Sintomas de Ansiedade
Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
- Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
- Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
- Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
- Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente
- Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
- Pavor depois de uma situação muito difícil
Alguns ganham peso devido o desejo incontrolável de comer
Entre os muitos prejuízos físicos causados por esse mal psicológico estão as alterações de peso indesejadas. Há circunstâncias em que a ansiedade engorda, e outras em que a ansiedade emagrece. Mas não importa se você procura ganhar ou perder peso: nesse caso, ambas as opções são ruins.
A ansiedade é uma das maiores inimigas da fé. É um sentimento capaz de anular a sua bênção ao destruir a sua confiança em Deus. Afinal, como é possível alguém dizer que confia que Deus trará uma solução em um momento difícil se o coração está dominado pelo desespero e a ansiedade?
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Filipenses 4.6
Veja abaixo 4 passos para vencer a ansiedade:
1 – Não seja ansioso por nada
Conforme o versículo citado acima, o Senhor Jesus não abriu exceções. Ele poderia ter dito que alimentar a ansiedade em determinadas áreas ou momentos de nossas vidas seria aceitável. Mas não. E por que não houve exceção? Porque somente Ele sabia o quanto a ansiedade não nos leva a lugar algum. E isso vale, principalmente, para o recebimento do Espírito Santo ou para a conquista de alguma posição na Igreja, seja como um líder, obreiro, esposa ou pastor
2 – Apresente a sua petição a Deus
Seja pela oração ou pela súplica, apresente o seu pedido a Deus. Seja sincero e transparente. Embora Deus já saiba de tudo o que você precisa, Ele também quer ver a sua atitude de expor as suas necessidades diante Dele, como prova da sua crença e confiança Nele.
3 – Creia sem cobranças
Depois de orar, aguarde e creia sem cobranças de si mesmo e de Deus a resposta. Conforme está escrito em Mateus 6.31-33:
“; Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas, buscai pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Claro, isso não significa se conformar com a situação ou não insistir naquilo que você deseja alcançar, e sim crer que a sua oração foi atendida. Existe uma grande diferença entre conformismo e cobrança por falta de confiança. Não se confunda.
4 – Imagine-se respondido
“Dados esses três passos, manifeste a sua fé. Imagine-se respondido. Agradeça a Deus, louve o Seu nome, enfim, mantenha-se em estado alegre de quem já recebeu o pedido. Se você fizer a sua parte, o Senhor Jesus fará a Dele; Se não fizer agora, fará daqui a pouco; se não fizer daqui a pouco, fará mais tarde... Se não fizer mais tarde ou hoje, fará amanhã... Se não fizer amanhã, fará depois de amanhã... Mantenha-se nesse ritmo de espera confiante”,
Deus é mesmo maravilhoso e Ele usa quem Ele quer pra nos abençoar,e vc minha irmã,é um vaso precioso nas mãos do Senhor,obrigada por essas palavras,falou ao meu coração!!! A vitória é nossa pelo sangue de Jesus!
ResponderExcluir